domingo, 9 de outubro de 2016
Comida Japonesa. Saudável ou não?
A culinária japonesa é tida como uma das mais saudáveis do mundo e já há alguns anos tem conquistado os brasileiros. Mas será que é assim tão saudável quanto todos pensam?
Muitos acreditam que, por ser preparada com alimentos naturais e nutritivos como peixes, legumes e algas, a comida japonesa possa ser consumida à vontade.
Mas não é bem assim. Como tudo na vida, tem que haver moderação e cuidado.
Se você souber fazer as melhores escolhas, a culinária japonesa pode sim ser saudável.
Pontos negativos da culinária japonesa:
- O arroz, muito utilizado nas preparações, é preparado com açúcar. Para cada xícara de arroz, são utilizadas 2 colheres de sopa de açúcar. Ou seja, arroz branco pobre em fibras e com açúcar, aumentando o índice glicêmico deste alimento.
- Shoyo! Possuí grande quantidade de sódio e glutamato monossódico, até mesmo a versão light. Uma colher de sopa de molho shoyo, corresponde a 30% da nossa necessidade diária de sódio. Excesso de sódio causa inchaço, irritabilidade, alteração de humor, dor de cabeça e ainda pode aumentar a pressão arterial. Nada de mergulhar o alimento no shoyo. É com moderação! Pinguinhos, gotinhas, ok? Sem colocar o peixe para nadar no shoyo.
- Cuidado com o consumo de alimentos crus, ainda mais quando trata-se de peixe. Tenha certeza das condições sanitárias do local onde está comendo, pois peixes podem vincular uma grande quantidade de microorganismos que causam doenças. Grávidas, atenção! Nada de consumir peixe cru!
- Rodízio! Tem mesmo que rolar um rodízio? Já repararam o tanto que se come só porque é rodízio e você está pagando? No rodízio perde-se a moderação.
Dicas:
- Sashimis são sempre a melhor escolha, pois são o peixe cru. Fonte de proteínas e gorduras boas.
- Prefira as preparações que levam algas, pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais.
- Evite as opções fritas.
- Escolha legumes cozidos como acompanhamento.
Lembrem-se sempre: Podem comer um pouco de tudo, mas que o "de vez em quando" não se torne o "todos os dias".
Dra. Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Mitos e verdades sobre a alimentação saudável.
É comum encontrar reportagens que dizem que determinado alimento faz bem, algum tempo depois faz mal, depois faz bem de novo. Então, mesmo com acesso à informação, as pessoas continuam com muitas dúvidas do que realmente é bom ou não.
Então para iniciar, já vou logo esclarecendo: - NÃO EXISTE ALIMENTO QUE FAÇA MILAGRE SOZINHO. Cada um tem suas qualidades e diferentes nutrientes, ou seja, uma alimentação variada é que previne doenças e gera saúde.
Vamos começar então:
ABACATE FAZ MAL - MITO
Até hoje tem quem acredite que o abacate é um vilão cheio de gorduras do mal, no entanto, sua gordura monoinsaturada está associada com a manutenção do HDL (colesterol bom).
DIABÉTICOS NÃO PODEM COMER FRUTAS - MITO
Ainda se fala que algumas frutas como banana, caqui, manga e uva, não devem ser consumidas por diabéticos, sendo que na verdade, precisa-se apenas consumir em quantidades adequadas, uma vez que são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras.
PODEMOS COMER FRUTAS A VONTADE - MITO
Para tudo é necessário moderação, até com as frutas. A recomendação para indivíduos saudáveis é de 3 porções por dia.
CHOCOLATE DIET É MELHOR PORQUE NÃO TEM AÇÚCAR - MITO
Mesmo que este chocolate não tenha açúcar, não significa que seja mais saudável ou que tenha menos calorias.
Para manter a consistência do chocolate, é adicionado mais gordura, o que pode aumentar o colesterol e favorecer o ganho de peso.
As melhores opções de chocolate são acima de 50% cacau. Quanto mais cacau tiver, melhor!
SUPLEMENTO ALIMENTAR INFANTIL (SUSTAGEN, NUTREN KIDS, SUSTEN... E MUITAS OUTRAS MARCAS) SÃO BONS - MITO
Esqueça a ideia de que esse tipo de alimento complementa a alimentação do seu filho com vitaminas e minerais. Complementa é com muito açúcar, isso sim! Mesmo que não venha escrito açúcar nos ingredientes, acredite, tem muito açúcar com outros nomes.
LARANJA AUXILIA NA DIGESTÃO APÓS AS GRANDES REFEIÇÕES - VERDADE
As fibras presentes podem sim auxiliar na digestão reduzindo parte da absorção das gorduras, além de melhorar o funcionamento intestinal.
Lembre-se de não chupar a laranja e sim comer até o bagaço.
VITAMINAS ENGORDAM - MITO
As vitaminas tem inúmeras funções no nosso organismo, mas engordar é uma coisa que elas não fazem.
QUEIJO AMARELO TEM MAIS GORDURA QUE O BRANCO - VERDADE
A cor amarela está relacionada com o teor de gordura, sendo assim, os queijos amarelos são mais calóricos que os brancos.
Dra. Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264
Assinar:
Postagens (Atom)