domingo, 9 de outubro de 2016

Comida Japonesa. Saudável ou não?



A culinária japonesa é tida como uma das mais saudáveis do mundo e já há alguns anos tem conquistado os brasileiros. Mas será que é assim tão saudável quanto todos pensam?
Muitos acreditam que, por ser preparada com alimentos naturais e nutritivos como peixes, legumes e algas, a comida japonesa possa ser consumida à vontade.
Mas não é bem assim. Como tudo na vida, tem que haver moderação e cuidado.
Se você souber fazer as melhores escolhas, a culinária japonesa pode sim ser saudável.

Pontos negativos da culinária japonesa:

- O arroz, muito utilizado nas preparações, é preparado com açúcar. Para cada xícara de arroz, são utilizadas 2 colheres de sopa de açúcar. Ou seja, arroz branco pobre em fibras e com açúcar, aumentando o índice glicêmico deste alimento.
- Shoyo! Possuí grande quantidade de sódio e glutamato monossódico, até mesmo a versão light. Uma colher de sopa de molho shoyo, corresponde a 30% da nossa necessidade diária de sódio. Excesso de sódio causa inchaço, irritabilidade, alteração de humor, dor de cabeça e ainda pode aumentar a pressão arterial. Nada de mergulhar o alimento no shoyo. É com moderação! Pinguinhos, gotinhas, ok? Sem colocar o peixe para nadar no shoyo.
- Cuidado com o consumo de alimentos crus, ainda mais quando trata-se de peixe. Tenha certeza das condições sanitárias do local onde está comendo, pois peixes podem vincular uma grande quantidade de microorganismos que causam doenças. Grávidas, atenção! Nada de consumir peixe cru!
- Rodízio! Tem mesmo que rolar um rodízio? Já repararam o tanto que se come só porque é rodízio e você está pagando? No rodízio perde-se a moderação.

Dicas:

- Sashimis são sempre a melhor escolha, pois são o peixe cru. Fonte de proteínas e gorduras boas.
- Prefira as preparações que levam algas, pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais.
- Evite as opções fritas.
- Escolha legumes cozidos como acompanhamento.


Lembrem-se sempre: Podem comer um pouco de tudo, mas que o "de vez em quando" não se torne o "todos os dias".

Dra. Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264






Nenhum comentário:

Postar um comentário