segunda-feira, 19 de setembro de 2016
TPM - Como a alimentação pode reduzir os sintomas?
A TPM é um conjunto de sintomas causados por alterações hormonais e que deixa a mulher TOTALMENTE FORA DE SI! Brincadeirinha!!!!
Alguns dos sintomas são ansiedade, irritabilidade, alterações de humor, dor de cabeça, dor abdominal, aumento do apetite, desejo por doces, cansaço, tremor, palpitação, choro fácil, edemas, entre outros...
Existem alguns alimentos que podem ajudar a reduzir os sintomas e outros que podem piorar.
Alimentos que melhoram os sintomas da TPM:
- Aumentar o consumo de sementes de girassol, gergelim e abóbora. Uma boa dica é acrescentar esses alimentos nas saladas, sucos e pães.
- Consumir mais vegetais verde-escuros. Você pode fazer um suco de fruta e bater junto a couve, por exemplo.
- Banana! Banana com canela, além de diminuir a vontade de comer doce, ainda aumenta a síntese de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e felicidade).
- Castanhas, nozes, amendoim, amêndoas. São ricas em minerais muito importantes para essa fase de estresse.
- Coma mais peixe, principalmente sardinha e atum que são fontes de ômega-3.
- Aumente o teor de fibras da alimentação com pães e cereais integrais, frutas consumidas com casca e bagaço, verduras e legumes crus. As fibras melhoram o funcionamento intestinal e intestino funcionando bem é sinônimo de menos irritação.
- Água! Bastante água.
EVITAR:
- Queijos fortes, molho de soja e temperos industrializados, pois contém glutamato monossódico que pode piorar as dores de cabeça.
- Controlar a adição de sal e a quantidade de sódio no rótulo dos alimentos, dessa forma é possível reduzir e evitar os inchaços e a retenção hídrica.
- Reduza a ingestão de café, chocolate, chá preto e refrigerantes, pois contém cafeína e podem aumentar a irritabilidade.
Beijos,
Dra. Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264
quinta-feira, 15 de setembro de 2016
Vamos falar de cabelo e unha?
O que os cabelos e unhas tem a ver com a sua alimentação?
Tudo!
Vou te contar tudinho!
CABELOS
Uma pessoa saudável perde aproximadamente de 50 a 100 fios por dia, que serão substituídos por novos fios, gerando assim um equilíbrio.
Alguns fatores como o estresse oxidativo, química excessiva, falta de alguns nutrientes importantes para o crescimento, brilho e qualidade dos cabelos, algumas patologias, alergias alimentares, intoxicação por metais pesados e fatores genéticos são as causas mais frequentes de queda capilar.
Devido à composição do cabelo, qualquer diminuição de nutrientes no organismo irá acarretar em alteração nos fios, desde o aspecto até mesmo a queda capilar.
Sendo assim, para ter um cabelo bonito, brilhante e sedoso você precisa do que? Hein? Hein?
Nutrientes!!!
E como se consegue nutrientes?
Através de uma alimentação saudável e variada!!!!
A deficiência de nutrientes está relacionada com maus hábitos alimentares, má absorção intestinal, sensibilidades alimentares, estresse físico e mental.
Alguns alimentos auxiliam a manter a beleza e saúde dos cabelos, são eles:
- Pepino - Auxilia no crescimento e fortalecimento capilar, devido ao silício e enxofre presentes no pepino que estão relacionados com a formação de queratina;
- Óleo de linhaça - contém ácidos graxos que ajudam a dar mais brilho ao cabelo;
- Nozes e castanhas - Fontes de zinco que estimula o crescimento capilar;
- Feijões, leite, quinua, carnes e ovos - são ricos em aminoácidos (principais componentes dos cabelos);
- Carne vermelha - Fonte de ferro. A deficiência de ferro acarreta em queda de cabelos;
UNHAS
Para ter unhas bonitas e fortes, é preciso estar saudável. Ao menor sinal de carência nutricional, elas logo ficam quebradiças, com manchas e descamam.
Você é o que você come, absorve e utiliza, portanto, boa alimentação significa também beleza!
As unhas refletem a saúde do corpo!
Unhas pálidas pode ser um sinal de anemia. Consumir mais carnes vermelhas, verduras verde escuras, leguminosas e frutas ricas em ferro após o almoço e jantar são boas formas de evitar a anemia.
Unhas ressecadas que quebram fácil e descamam indicam deficiência de vitamina A, cálcio e proteína. Aumentar o consumo de alimentos fontes de cálcio (leite e seus derivados), verduras verde escuras, alimentos de cor vermelha e laranja, além de tomar sol, são opções.
Nutrientes importantes para as unhas:
- Zinco (carnes vermelhas, camarão, amêndoas, ovos, quinua, amaranto.
- Queratina (ovo, frango, peixe).
- Vitaminas do complexo B ( carnes, aves e peixes, frutas, vegetais, leguminosas e leites e seus derivados).
- Vitamina C (goiaba, laranja, mexerica).
- Ferro (carnes vermelhas, verduras verde escuras).
VARIEDADE É SINÔNIMO DE SAÚDE E BELEZA!
Beijos
Dra. Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264
sexta-feira, 9 de setembro de 2016
Nutrição x Estrias e Celulite - A alimentação a seu favor.
A celulite acomete mais de 90% das mulheres, principalmente após a puberdade. A presença de gordura localizada pode ou não estar associada ao seu aparecimento. Ou seja, a grande maioria das mulheres tem celulite, inclusive as magras.
Entre as principais causas da celulite estão os hormônios (principalmente o estrogênio), o comprometimento vascular, genética, a idade, obesidade, sedentarismo, estresse, fumo, diabetes, maus hábitos alimentares, entre outros.
A falta de alimentos que auxiliam na sustentação da pele, que a mantém hidratada e com boa circulação agravam as estrias e celulites. Portanto, ter uma alimentação adequada e variada, praticar atividade física e beber água, são medidas que auxiliam no controle/aparecimento (o tratamento é através de máquinas, massagens e cosméticos) das estrias e principalmente da celulite.
Alguns alimentos possuem nutrientes em sua composição que auxiliam no controle e prevenção, como os ácidos graxos essenciais ( ômega 3 - amoooooo - bom pra tudo), vitaminas A, C, E, D e do complexo B, minerais zinco, magnésio, boro, manganês, molibdênio, selênio e cromo.
Alimentos indicados:
- Aveia, cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, banana e alho, pois contém silício orgânico que é um dos principais componentes para manter a estrutura do colágeno.
- Verduras com folhas escuras, rabanete e frutos do mar. Contém boro que auxilia na manutenção das fibras elásticas alinhadas.
- Uva, suco de uva integral e vinho ( COM MEGA MODERAÇÃO), possuem resveratrol, um princípio bioativo com alta capacidade antioxidante e propriedade anti-inflamatória, que atua como protetor da flexibilidade dos vasos sanguíneos.
- Alimentos de cor laranja e vermelha, são fontes de vitamina A, que auxilia na ativação de genes que formam colágeno.
- Goiaba, laranja, tangerina, kiwi, morango, laranja, entre outros alimentos fontes de vitamina C. A vitamina C é um cofator para a síntese de colágeno.
- Cebola, linhaça, alecrim e açafrão são alimentos com atividade antioxidante e anti-inflamatórios.
Gente, não existe mágica! Cada indivíduo é único e irá reagir de formas diferentes diante da terapia nutricional, por isso é necessário sempre a avaliação nutricional e o acompanhamento frequente do nutricionista.
Dra. Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264
Assinar:
Postagens (Atom)