sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Nutrição x Estrias e Celulite - A alimentação a seu favor.





A celulite acomete mais de 90% das mulheres, principalmente após a puberdade. A presença de gordura localizada pode ou não estar associada ao seu aparecimento. Ou seja, a grande maioria das mulheres tem celulite, inclusive as magras.
Entre as principais causas da celulite estão os hormônios (principalmente o estrogênio), o comprometimento vascular, genética, a idade, obesidade, sedentarismo, estresse, fumo, diabetes, maus hábitos alimentares, entre outros.
A falta de alimentos que auxiliam na sustentação da pele, que a mantém hidratada e com boa circulação agravam as estrias e celulites. Portanto, ter uma alimentação adequada e variada, praticar atividade física e beber água, são medidas que auxiliam no controle/aparecimento (o tratamento é através de máquinas, massagens e cosméticos) das estrias e principalmente da celulite.
Alguns alimentos possuem nutrientes em sua composição que auxiliam no controle e prevenção, como os ácidos graxos essenciais ( ômega 3 - amoooooo - bom pra tudo), vitaminas A, C, E, D e do complexo B, minerais zinco, magnésio, boro, manganês, molibdênio, selênio e cromo.

Alimentos indicados:

- Aveia, cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, banana e alho, pois contém silício orgânico que é um dos principais componentes para manter a estrutura do colágeno.
- Verduras com folhas escuras, rabanete e frutos do mar. Contém boro que auxilia na manutenção das fibras elásticas alinhadas.
- Uva, suco de uva integral e vinho ( COM MEGA MODERAÇÃO), possuem resveratrol, um princípio bioativo com alta capacidade antioxidante e propriedade anti-inflamatória, que atua como protetor da flexibilidade dos vasos sanguíneos.
- Alimentos de cor laranja e vermelha, são fontes de vitamina A, que auxilia na ativação de genes que formam colágeno.
- Goiaba, laranja, tangerina, kiwi, morango, laranja, entre outros alimentos fontes de vitamina C. A vitamina C é um cofator para a síntese de colágeno.
- Cebola, linhaça, alecrim e açafrão são alimentos com atividade antioxidante e anti-inflamatórios.

Gente, não existe mágica! Cada indivíduo é único e irá reagir de formas diferentes diante da terapia nutricional, por isso é necessário sempre a avaliação nutricional e o acompanhamento frequente do nutricionista.

Dra. Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264



Nenhum comentário:

Postar um comentário