terça-feira, 30 de agosto de 2016
Relação entre a sua alimentação e a candidíase.
A candidíase vaginal é causada por um tipo de fungo e é um dos problemas mais frequentes entre as mulheres, seja aparecendo pelo menos uma vez ou de forma recorrente.
O desencadeamento da candidíase se dá por diversos motivos, como baixa imunidade, infecção leve ou moderada, uso contínuo de anticoncepcionais de alta dosagem, uso de corticoides, imunossupressores, antibióticos, mulheres portadoras de diabetes desconpensada ou resistência à insulina, alimentos alergênicos e o consumo exagerado de doces e de carboidratos com alto índice glicêmico (o açúcar é o principal substrato energético desse fungo).
Para a prevenção ou tratamento da candidíase é necessária uma terapia nutricional com algumas atitudes e mudanças de hábitos:
- Alho! Olha o alho aí de novo! Lembram que falei dele a semana passada? O alho tem ação fungicida, mas tem que ser consumido cru. Então ao invés de refogar o alho nas preparações, adicione ele no final. Pode também cortar alguns dentes e colocar dentro do vidro de azeite. Um cházinho de alho também é uma boa!
- Óleo de coco também auxilia no tratamento e prevenção.
- Cranberry tem ação antioxidante e inibe a adesão de fungos na parede do intestino.
- Gengibre também auxilia para diminuir a inflamação causada pelo fungo e tem antioxidantes.
- Probióticos e prebióticos. A suplementação de probióticos é uma estratégia muito eficaz no tratamento da candidíase e desordens intestinais, pois atuam no controle da proliferação dos fungos com consequente redução dos episódios de candidíase e na modulação do sistema imunológico para combater micro-organismos agressores.
EVITAR
- Uso de antibióticos e laxantes, pois destroem a microbiota intestinal. Se precisar usar um antibiótico, procure orientação de um nutricionista para associar seu uso com um probiótico, que auxilia na recolonização do intestino e reduz os danos causados pelo medicamento no intestino.
- Uso de antiácidos para melhorar a digestão, pois alteram o PH favorecendo o crescimento de bactérias e fungos. Se está com problemas de digestão, procure um médico e um nutricionista.
- Carboidratos simples e doces! O açúcar é o principal alimento deste tipo de fungo.
- Leite. É minha gente, talvez seja preciso tirar o leite por um período. MAS NÃO FAÇA ISSO SEM ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL!
- Amendoim, principalmente aqueles comprados a granel. O armazenamento deles por um longo período pode causar a proliferação de fungos.
Mais uma vez, uma alimentação variada e equilibrada pode prevenir e tratar diversas doenças, inclusive da candidíase.
Dra Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário