quinta-feira, 14 de julho de 2016

Introdução alimentar - Método BLW - Modinha alimentar ou um bom método?


Método de introdução alimentar Baby Led Weaning (BLW) tem a proposta de que a introdução alimentar aos 6 meses seja iniciada com as próprias mãos, ou seja, quem lidera a introdução dos alimentos e as refeições é o bebê.
Os alimentos são servidos cortados não muito pequenos, de forma que o bebê possa segurar com as mãos e levar até a boca.
Mas será que é só isso? Será que estamos mais uma vez entrado em uma modinha alimentar criada pelos americanos?
Não trarei respostas para vocês, colocarei vocês mães para pensarem. Afinal somos todos seres pensantes e sempre devemos fazer questionamentos. Quem deve decidir se este é um método válido ou não para introduzir a alimentação do seu filho, é você mãe, e ele não deve ser baseado apenas em moda!
O método desenvolve a autonomia, coordenação motora e mastigação do bebê e isso é muito legal, queremos sempre que as crianças tenham tudo isso. Mas você sabia que deixar que seu filho escolha o que quer de almoço e/ou deixa-lo preparar o seu próprio prato (dependendo da idade) também está estimulando a autonomia e a coordenação motora da criança?
Porém alguns cuidados devem ser tomados!!!!!
O método é prático! Gente, é muito prático. Nada de você ficar ali fazendo aviãozinho, a criança come sozinha com suas mãozinhas lindas.
Outro ponto positivo é o não uso de liquidificadores neste método. Líquido não dá para comer com as mãos né? Não devemos condenar a mãe que liquidifica a papinha! Não é o melhor método, mas existem vários fatores como medos, patologias, tempo, falta de orientação e muitas outras coisas que fazem com que optem por liquidificar o alimento!
Higiene das mãos! Bebês estão sempre com as mãozinhas no chão. Parece idiota ter que dizer isso, mas não é. Precisa lavar as mãos dos bebês! Se já precisava ao usar talheres, imagina se ele for se alimentar com as mãos.
Prestar atenção se a criança está comendo o suficiente. Muita atenção a isso! Esse método pode, digo pode, não é uma regra, fazer com que a criança não consuma a quantidade de calorias adequadas. Comunique o pediatra e o nutricionista da forma que está sendo feita a introdução alimentar. Esse método exige um pouco mais de atenção.
 Será que não seria mais interessante se fosse intercalado? A mãe dá um pouquinho com o talher, a criança come um pouco com a mão. Fica aí a questão! A decisão é sempre da mãe!

E depois quando a criança estiver maior, como será a aceitação dela com o talher? Todos concordam que não dá para comer com as mãos para o resto da vida. Será que vai dar trabalho para utilizar um talher?
Tudo tem que ser pensado! Até isso!
Se a mãe alimentando com o talher já faz sujeira, estejam preparadas para uma sujeiradaaaaaa! É fofo, mas dá trabalho!
Eu não faço a linha de romantizar a maternidade, tá? Maternidade é muito difícil! Já temos que fazer tantas coisas e ainda mais esfregar roupa e bebê rsrs, após cada refeição, será?


Peguei essa imagem da internet porque achei bem legal. O crédito de quem fez está na imagem.
1- papinha liquidificada, não apresenta várias texturas, sabores e cores. 2 - papinha tradicional, alimentos misturados, difícil distinguir o sabor de cada alimento. 3 - Alimentação participativa, alimentos separados no prato, diversas texturas, cores e sabores. 4 - método BLW, cortado em tiras que cabem na mão do bebê.

Alguma dicas para quem quiser utilizar o método BLW para introdução alimentar:

- O bebê deve conseguir sentar e se manter. Se não senta ainda não utilize este método. Meu filho por exemplo, só conseguiu manter-se sentado aos 9 meses. Logo este método no meu caso não funcionaria. Bebês e crianças são seres únicos, com suas individualidades, entenda e respeite isso.
- Alimentos que contenham sementes ou que sejam fáceis de engasgar não devem ser oferecidos. Exemplo: azeitona com caroço, cereja, amendoim, castanhas...
- Supervisão sempre!!!! Não é porque ele come sozinho, que não precisa ficar de olho.
- Assim como na introdução alimentar tradicional, os alimentos devem ser introduzidos aos poucos.
- Este é um método indicado para bebês saudáveis. Caso o bebê tenha qualquer patologia, consultar o médico e/ou nutricionista antes.
- Independente do método utilizado para iniciar a introdução alimentar complementar, isso só deve ser feito aos 6 meses.

A introdução alimentar complementar deve ser iniciada aos 6 meses e ser variada em alimentos, cores, sabores e texturas!
Eu como nutricionista não tenho preferência pelo método tradicional ou BLW! Sou a favor da boa alimentação, sem neuroses e sem restrições. Se o bebê e criança está alimentando-se bem e de forma saudável é isso o que importa!
Uma última dica, não existe mágica! Se um método não está funcionando, experimente outro! Isso depende muito da insistência dos pais e do fator biológico do bebê. Nem sempre vai ser do jeito que queremos, os bebês vem para nos mostrar isso. Temos que aprender a esperar a hora deles, a hora que irão comer sozinhos, a hora que irão aceitar determinado alimento, só não pode desistir e tornar o alimento não saudável parte do dia a dia.
A gostosura das fotos é filha de uma amiga de infância. Quando ela iniciou a introdução alimentar, nem se falava em BLW. A mãe sem saber, usou a intuição e utilizou o método tradicional com o BLW.

Beijos
Maya Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264








Nenhum comentário:

Postar um comentário