sexta-feira, 22 de julho de 2016

Os benefícios do ômega 3 para a prevenção e tratamento da depressão.



A depressão é considerada uma das principais causas de incapacidade mental e de saúde, podendo ter influência de fatores genéticos, bioquímicos, psicológicos e sociofamiliares. Por isso, deve ser estudada sob diferentes aspectos.
Os principais sintomas são distúrbios do sono e apetite, tristeza profunda, falta de confiança, perda de interesse em qualquer atividade, dores de cabeça e cansaço. 
Baixas concentrações de ômega 3 no organismo podem resultar em consequências neurológicas como alterações no humor. Devido a isso, o ômega 3 tem demonstrado muitos benefícios na prevenção e auxílio no tratamento de distúrbios neuropsiquiátricos, como a depressão e a depressão pós-parto.
Outros benefícios atribuídos a este nutriente tão importante são prevenir doenças cardiovasculares e asma ou até mesmo reduzir a sua gravidade, diminuindo a inflamação das vias aéreas. Também auxiliam na redução da inflamação. Portanto, indivíduos com artrite e retocolite são beneficiados com o seu consumo. Além de atrasar ou reduzir alguns tipos de cânceres como o de mama, cólon e próstata.
Ou seja, é um nutriente fundamental para a saúde!
Todos os dias devemos consumir alimentos que são fontes de ômega 3. Então, aqui vão algumas dicas de alimentos fontes:
- Sardinha (é um alimento bem barato e pode ser a enlatada mesmo);
- Linhaça;
- Óleo de linhaça;
- Nozes;
- Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre, rúcula, escarola...);

O ideal é escolher uma fonte de ômega 3 todos os dias, dessa forma a alimentação fica mais variada. E lembre-se, tudo em excesso não faz bem à saúde. Consulte um nutricionista!

Dra. Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264


2 comentários:

  1. Dra, o Omega 3 acelera o metabolismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Juliana. Os benefícios estão mais relacionados a imunidade, cognição e prevenção de doenças.

      Excluir