sexta-feira, 13 de maio de 2016

Por que será que gostamos tanto de açúcar e sal?





Esse post é para os que não vivem sem aquele açúcar nosso de todo dia. Ou que adoram reclamar que a comida tá sem sal. Ou também para as vovós que vem com: - Tadinho põe um pouco de açúcar! Tadinho, dá um chocolatinho pra ele…
O paladar é formado na infância e aprendido culturalmente. Ninguém nasce gostando de leite com achocolatado, por exemplo. A gente simplesmente se habitua ao gosto do leite com o achocolatado e algumas vezes até açúcar junto, né? Quem nunca? Eu particularmente sou super a favor de descobrir o real gosto dos alimentos!
O consumo de açúcar e de sal está associado ao sistema de recompensa e à parte do cérebro que ajuda a controlar o apetite. Nós nos habituamos tanto ao doce e ao salgado que não sentimos o real sabor do alimento. E faz tanto mal a nossa saúde!!!! Talvez seja um alívio ver o seu filho, que não queria engolir nada, de repente comendo alguma coisa, mesmo que seja um alimento nada saudável como gelatina, bolacha recheada, danoninho, entre outros alimentos processados cheias de açúcar, sódio, gordura... Mas não caia na tentação de “facilitar” as coisas com comidinha processada!!!!
É possível dar uma alimentação saudável e variada para toda a família e fazer disso algo prático e fácil. Eu já fiz várias postagens com receitas práticas e já dei várias dicas! Sim! Eu sei que não será fácil como abrir uma embalagem e tirar de lá de dentro a comida pronta! Mas é quase isso e com a vantagem de ser saudável!!!!!
Faça e sirva uma maior variedade de alimentos, para que todos experimentem diversos sabores e tenham maior variedade de nutrientes. Comece com essa estratégia com a criança já na introdução alimentar. Dar a oportunidade ao seu filho de conhecer a maior variedade de sabores naturais é uma experiência que ele irá levar para toda a vida!
Para finalizar: - “Salgar” e “adoçar” são estratégias apenas para realçar o gosto natural dos alimentos, e não para ocultar o verdadeiro paladar.
Que tal começar a reduzir, hein?
Drª Mayra Montelato
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário