segunda-feira, 9 de maio de 2016

Mas e se eu enfiar o pé na jaca?





Justo quando você resolve melhorar sua alimentação e deixá-la mais saudável,  surge um evento, uma festinha, uma saída, dia das mães, páscoa, natal, comemoração de promoção no trabalho... Não é assim?
Então vamos pensar! Você tem se alimentado bem e de forma saudável no dia a dia. Então não há motivos para sentir-se angustiado em sair da “dieta” (usei aspas porque reeducação alimentar é para sempre). Vai! Vá se divertir! Vai socializar!!! Conviver faz parte de uma vida mais saudável! Você pode tudo, até sair para um bar e se alimentar bem.

Dicas:

- Não saia para a festinha, bar, restaurante, churrasco, ou qualquer outro evento com fome! Não estou dizendo para ir de barriga cheia e comer antes da festa. Só estou falando para não ir com fome, com aquele pensamento: - Não vou comer agora, porque terá um monte de coisa gostosa lá para comer!
- Faça melhores escolhas quando sair! Ir a um lugar é se deixar levar por todos os sentidos, sons, cheiros e, sim, paladar. O cardápio está aí é para isso, para você poder escolher o que vai comer e beber! Observe quais opções são mais saudáveis para dar uma equilibrada na situação.
- Evite fritura e açúcar, etc. Ou seja, tudo aquilo que você faz no seu dia a dia, você pode tentar fazer quando sai para um evento. Mas se não der tudo bem, não mata ninguém. O importante é ser honesta com você mesma. Se fez determinada escolha, encare, não se culpe e nem se arrependa dez minutos depois. Curta o momento em paz. Passar vontade, ficar infeliz e frustrada pode fazer mais mal do que meter o pé na jaca de vez em quando! Vamos nos permitir, com consciência e moderação (essa palavrinha vai estar com você sempre).
- Outra dica é pedir também alguma mudança no prato, por exemplo, se a salada e o omelete levam queijo, você pode pedir para tirar… Pergunte se há arroz integral para substituir o arroz branco (hoje em dia já é mais comum haver). 
Para finalizar, não é porque você mudou os seus hábitos alimentares que vai deixar de ter uma vida social, a comida também é social e dá prazer! Mas você pode fazer as suas próprias escolhas de modo consciente e sem sofrer. Escorregar é normal, não precisa se culpar ou se martirizar. Só não vai passar a vida escorregando na jaca, né! Você pode sair com os seus amigos que amam um espetinho e batatas fritas, e que adoram uma cerveja. Você só não precisa comer e beber sempre o mesmo que eles e, principalmente, a mesma quantidade que eles.

Drª Mayra Montelato
Nutricionista
(13) 99177-7264

Nenhum comentário:

Postar um comentário