sexta-feira, 20 de maio de 2016

Você sabe qual é o problema de engrossar o leite da criança?




Sabe aquela mamadeira de leitinho que você preparou com tanto carinho e que tem um “pouquinho” de Mucilon ou de qualquer outro tipo de alimento considerado engrossante? Eu sei, que toda mãe/avó quer ver o filho/neto bem alimentado, mas será que é saudável, será que esse “pouquinho” é realmente um pouquinho mesmo? Quais as consequências desse “pouquinho” todos os dias na mamadeira?
Essas farinhas industrializadas que normalmente são feitas com uma base de cereais (farinha de arroz, aveia, milho, às vezes até um mix), são chamadas de engrossantes. Sabe o que mais elas tem? Açúcar. Muitooooooo açúcar!
A ideia de se engrossar o leite ou oferecer mingau desses produtos para os bebês e crianças é algo muito cultural e antigo, da época em que o problema de saúde do Brasil era a desnutrição. Os médicos prescreviam (alguns desatualizados ainda prescrevem) mamadeira com engrossante para os pacientes abaixo do peso, pois acreditavam que bastava engordar, não importando como era esse ganho de peso. Só que hoje, não só nosso país, como o mundo, enfrenta um grande problema de saúde pública, a obesidade e o sobrepeso (inclusive na infância).
Então, será que não está mais do que na hora de rever esses hábitos muito, muito antigos e que sem dúvida contribuíram para o aumento da obesidade e sobrepeso no mundo?
O açúcar é o maior problema desses tipos de farinha infantis. Vamos dar uma olhada na lista de ingredientes: 
 
Informações sobre o Mucilon de Arroz disponível no site da Nestlé

Informações sobre Mucilon de Milho disponíveis no site da Nestlé 


Informações sobre Cereais Milnutri, disponíveis no site da Danone 

 Vamos analisar agora! O primeiro ingrediente é o que tem em maior quantidade e o último o que tem em menor quantidade. Esses 3 exemplos começam com farinha de arroz ou milho, que são carboidratos (um tipo de açúcar) seguidos de açúcar. Logo, o produto é feito basicamente de A-ÇÚ-CAR! E o restante dos ingredientes são vitaminas e minerais. Bom... Não se enganem! A indústria alimentícia está enganando a todos. Essas vitaminas e minerais não estão na melhor forma para serem absorvidas pelo nosso organismo e alguns desses nutrientes nem poderiam estar juntos, pois um atrapalha a absorção do outro (caso estivessem na forma de fácil absorção, que não é o caso).
Vou dar um exemplo:
O cálcio e o ferro são dois minerais que utilizam o mesmo transportador, portanto, não é recomendável que sejam consumidos juntos. Para ficar mais fácil, imaginem que o cálcio e o ferro sejam transportados por dois ônibus e um deles quebra. Agora só tem um ônibus para transportar os dois. Concordam que esse transporte irá ficar prejudicado?
Mesmo que você acredite que o alimento é bom porque tem vitaminas e minerais, a quantidade de açúcar é muito, muito maior. Por isso, o lado negativo é mais significativo do que os benefícios que o produto supostamente tem.
Aos malefícios do açúcar:
– O açúcar é caloria vazia. Ou seja, você vai engrossar o leite com algo que engorda, mas não tem benefícios nutricionais. Não faz sentido estimular o ganho de peso em uma criança ou bebê oferecendo alimentos ricos em açúcar. Porque, por mais que a criança engorde, ela não estará necessariamente saudável.
– O açúcar é viciante. As papilas gustativas ficam viciadas e o organismo fica dependente dos picos que o açúcar faz. Ou seja, a criança passa a desejar aquele sabor não querendo aceitar outros alimentos. O açúcar mexe até mesmo com nossos hormônios, liberando serotonina que é o hormônio do bom humor. Ou seja, são várias funções fisiológicas que contribuem para esse vício. Agora pensa, nesta criança sem o açúcar dela de cada dia! Quem vai aguentar uma criança mal-humorada e “xilicando”?
– O açúcar dificulta o estabelecimento de uma rotina alimentar. Quando oferecemos uma mamadeira com engrossante ou mingau feito com este produto com frequência, também dificultamos a criação de uma rotina alimentar. Se a criança toma o leite engrossado cheio de açúcar logo ao acordar, muito dificilmente irá aceitar outros alimentos no café da manhã.
Isso pode inclusive acabar virando um ciclo vicioso porque a criança não come porque está cheia (da mamadeira com engrossante ou do mingau) e, preocupada com isso, a mãe dá outra mamadeira porque a criança aceita com facilidade. Assim, ela acaba não comendo na próxima refeição e deixando a mãe preocupada, que vai engrossar o leite e dar na mamadeira novamente. Alguém se identificou?
- O açúcar prejudica a formação de hábitos alimentares saudáveis. Por causa deste vício e a falta de rotina, fica mais difícil formar hábitos alimentares adequados. Os hábitos alimentares são formados na infância, por isso é tão importante promover o que é saudável agora. É possível mudar mais tarde e no futuro? Sim, mas com muito, mas muito mais dificuldade.
– O consumo de açúcar é prejudicial para a saúde. Crianças que consomem açúcar têm maior risco de desenvolver diabetes, obesidade e outros problemas de saúde relacionados. Foi-se o tempo em que diabetes, hipertensão e obesidade eram exclusivas de adultos. Basta olhar em volta, quantas crianças obesas você vê no dia a dia.
Mas só um pouquinho não faz mal”, “tadinho dele”,  Eu também tenho pensamentos parecidos com esses, por isso que é só de vez em quando.
Mas meu pediatra indicou! Já mostrei inúmeras vezes que médico não detém todo o conhecimento do mundo e que também não é o todo poderoso. Sei que temos essa cultura de achar que o médico sabe tudo, mas será que é mesmo assim? Médico atualizado COM CERTEZA não irá indicar engrossante cheio de açúcar e ponto final! Além disso, ele é um médico generalista e não especialista em nutrição infantil. E é nosso dever questionar e não aceitar qualquer orientação que recebemos. O famoso por quê? Mas por quê? Profissional da saúde tem que explicar os motivos de sua conduta, para que o paciente entenda e sinta-se confiante, tanto com o médico/nutricionista quanto com o tratamento.
Existe uma opção saudável para engrossar o leite?
Sim! Parafraseando Bela Gil (não gosto dela, mas não resisti. haha). Você pode trocar as farinhas infantis por cereais naturais, por exemplo! Rsrsrs. Aveia, farelo de aveia, quinua, amaranto, linhaça. Mas o ideal é que a criança coma adequadamente e ganhe peso de maneira saudável nas outras refeições e não apenas no leite. Se a questão é mudar o gostinho do leite, você pode bater com banana ou outras frutas e aveia e oferecer para a criança. E pode esquentar, não tem problema nenhum.
Para finalizar, observem a imagem do início. Reparem na quantidade de açúcar. É com isso mesmo que vocês querem alimentar seus filhos/netos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário