terça-feira, 17 de maio de 2016

Os benefícios da redução do consumo do sal e açúcar





Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com a alimentação e uma vida saudável. Reduzir o sal e o açúcar no dia a dia é fundamental para quem quer ter uma alimentação e vida mais saudáveis. Quando consumidos em excesso, eles são a razão do risco de várias doenças!

AÇÚCAR

O açúcar é um alimento energético, que se consumido puro ou com alimentos de índice glicêmico alto, funciona praticamente como uma injeção de glicose. Sim! É como se você pegasse uma seringa e injetasse açúcar direto no seu sangue! Não é exagero da nutri não! Quando consumido de forma inadequada, é rapidamente transformado em glicose, que é quase totalmente liberada na corrente sanguínea, com grande chance de causar picos glicêmicos. 
 E não é só isso! O consumo excessivo de açúcar contribui para o ganho de peso e para o aumento da produção de radicais livres no organismo, responsáveis pela degeneração celular, incidência de doenças e até mesmo pelo envelhecimento da pele. 
 Para diminuir a quantidade de açúcar em sua alimentação, evite refrigerantes, doces industrializados, reduza a quantidade de açúcar refinado em café e outros preparados (já fiz um post sobre isso, lembram?).
Um copo de refrigerante de 300 ml equivale a aproximadamente dez colheres de sopa de açúcar refinado, isso sem considerar que dificilmente as pessoas tomam apenas um copo de refrigerante. DEZ  CO-LHE-RES  DE  SO-PA  DE  A-ÇÚ-CAR!
Alimentos como biscoitos recheados, chocolates, guloseimas, entre outros também devem ser evitados, pois possuem alto teor de açúcar.
É importante também ficar atento aos alimentos salgados, pois molhos e condimentos costumam ter doses altas de açúcar em sua composição.
A ingestão de açúcar é fundamental para o bom funcionamento do organismo, desde que com moderação!

SAL

O excesso de sal é responsável por diversos problemas de saúde como: hipertensão, doenças cardiovasculares, retenção de líquidos, alteração na absorção de nutrientes, como o cálcio, comprometimento na eliminação de toxinas, problemas de visão, disfunção renal, cefaleias, entre outros.
O consumo de sal pelos brasileiros está muito acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 5g de sal por pessoa por dia. Os brasileiros consomem 12g por pessoa de sal por dia, quase 3x a mais do que a recomendação! 
Para reduzir o sal na alimentação, uma boa opção é usar temperos que não contenham sódio, como ervas frescas, alho fresco ou em pó, cebola desidratada, coentro, limão, cominho, tomilho, manjericão, oréganos, folhas de louro, gengibre, pimenta, cebolinha e salsa, frescos, ou secos, que além de trazer uma série de benefícios para o organismo, proporcionam sabor ao alimento, sem a adição excessiva do sal. 
Muitas pessoas têm o costume de colocar sal em saladas e outros pratos antes mesmo de provar! Então segue a dica: - Vá reduzindo aos poucos para seu paladar se acostumar! 
O importante é adotar uma nova postura e ir reduzindo aos poucos para assegurar uma mudança permanente.

Fonte: Asbran

Drª Mayra Montelato
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário