terça-feira, 26 de abril de 2016

A IMPORTÂNCIA DA MASTIGAÇÃO




O processo de digestão dos alimentos começa na boca, através das glândulas salivares que produzem enzimas que são responsáveis por dar início ao processo digestivo. Quando a mastigação não é feita corretamente, pedaços grandes de comida são engolidos e tornam a digestão prejudicada, causando azia, má digestão, gases, empachamento e sono.
A mastigação também é importante no controle da quantidade de comida que se consome, pois quanto mais se mastiga, menos comida se ingere. Mastigar lentamente dá ao cérebro o tempo necessário para que ele “entenda” que a fome está sendo satisfeita e mande uma mensagem de saciedade, para que se pare de comer. Comendo menos (devido à maior saciedade) há menor tendência ao ganho de peso. Além de facilitar o trânsito do alimento por todo o sistema digestório, uma digestão adequada e uma maior absorção dos nutrientes pelo intestino. Dessa forma, comer devagar, mastigar com calma e sentir o sabor dos alimentos são algumas dicas para se alimentar de maneira saudável e correta.
Devemos estimular as crianças a mastigarem bem os alimentos desde o nascimento dos primeiros dentes. Por isso, prefira cozinhar bem ou amassar os alimentos, evitando utilizar liquidificador ou comidas industrializadas que já estão completamente trituradas, não possuindo pedaço para que a criança mastigue. Com o passar do tempo, a consistência dos alimentos deve evoluir, conforme a capacidade de mastigação da criança.
Agende sua consulta: (13) 3471-1069/(13) 99177-7264

Nenhum comentário:

Postar um comentário