terça-feira, 26 de abril de 2016


ALIMENTOS FORTIFICADOS

 
As mães estão sempre preocupadas com a alimentação dos seus filhos e em busca de fornecer o melhor tipo de alimentação. Devido a isso, acabam por fazer escolhas de alimentos com alegações nutricionais que aparentemente são positivas.
Partimos do pensamento de que se determinado alimento foi enriquecido com Ferro, por exemplo, ele é melhor que o seu similar que não é enriquecido, certo? Nem sempre! Será mesmo que seu filho precisa adicionar mais nutrientes na alimentação? Cada caso é um caso, algumas crianças precisam sim, já outras não tem a menor necessidade. Quem irá avaliar essa necessidade é o pediatra e/ou nutricionista.
É sempre bom lembrar que é possível garantir todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e manutenção da vida apenas com alimentos naturais, sem a necessidade de fortificá-los, porém eu compreendo que nem sempre é possível.
Todos os nutrientes são importantes para a nossa saúde, mas falando em desenvolvimento infantil, o Cálcio e o Ferro tem papéis fundamentais. O Cálcio é essencial para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes; participa do processo de transporte de nutrientes nas células; está envolvido no processo de contração muscular, entre outras funções. Já o Ferro, é o nutriente responsável pela formação de hemácias; transporte de oxigênio para as células; produção de enzimas e etc. Só que se lembram de um post que fiz sobre anemia? Então, lá eu explicava que combinar Cálcio e Ferro na mesma refeição pode não ser uma boa ideia, porque esses dois minerais competem para serem absorvidos, prejudicando a absorção desses dois nutrientes ao mesmo tempo.
Então para exemplificar vou falar do leite que é fonte natural de cálcio e que alguns são enriquecidos com ferro. Ao dar esse leite enriquecido com ferro, você talvez esteja prejudicando a absorção do Cálcio desse mesmo leite e vice versa. Será que vale a pena? Não seria melhor buscar o Ferro da carne, das leguminosas e das hortaliças? DEPENDE! Cada caso é um caso. A criança tem anemia? Ela come bem? Ingere frutas e verduras? E carne? Cada caso deve ser analisado de perto por um nutricionista.
Esses alimentos são “vilões”? Não. Mas devem ser consumidos com cuidado e orientação. Se eu prescrevo alimentos enriquecidos e fortificados? Dificilmente, a não ser que seja a única alternativa. Prefiro orientar uma alimentação mais natural e variada.
Uma última dica: Não caiam na ideia de que alimentos como bolachas, iogurtes, salgadinhos, cereais, entre outros tantos alimentos enriquecidos sejam uma boa opção. A indústria de alimentos tem enriquecido esses tipos de alimentos, porque os consumidores estão mais exigentes, porém é só usar o bom senso, de forma alguma um biscoito recheado será saudável porque tem um monte de vitaminas e minerais.

Drª Mayra Montelato
Nutricionista
CRM3: 46911/P

Agende sua consulta: (13) 3471-1069/(13) 99177-7264

Nenhum comentário:

Postar um comentário