segunda-feira, 25 de abril de 2016


INTOLERÂNCIA À LACTOSE
 
 
 
Apesar de ambas serem causadas pelo consumo de leite, a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) possuem características, sintomas e tratamentos diferentes. A intolerância pode surgir a qualquer momento, inclusive na vida adulta.
Os principais sintomas de intolerância à lactose são: Diarreia, vômitos e em alguns casos perda de peso/dificuldade em ganhar peso.
O diagnóstico é realizado através de exame laboratorial onde o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, são colhidas amostras de sangue que indicam os níveis de glicose. Se não houver alteração, significa que a pessoa é intolerante à lactose. Este é um exame bem desagradável de ser realizado por intolerantes à lactose, pois costumam passar muito mal durante a realização. Uma outra forma de diagnosticar, é fazendo a exclusão de leite e seus derivados com lactose da dieta, dessa forma, é observado se os sintomas persistem.
O início da intolerância é bem complicado, os pacientes costumam sofrer bastante com os sintomas, porém com o tempo e o tratamento, os sintomas desaparecem e até em alguns casos, pacientes intolerantes à lactose passam a aceitar uma ou duas porções de alimentos contendo lactose, sem apresentar sintomas.
O tratamento é simples e basta substituir o leite e seus derivados por versões com redução ou zero lactose, seguindo sempre a orientação e recomendação do médico e/ou nutricionista.
Pronto! Agora você já sabe a diferença entre Alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose.
Compartilhe com quem precisa dessa informação!

Agende sua consulta: (13) 3471-1069/(13) 99177-7264

Nenhum comentário:

Postar um comentário