terça-feira, 26 de abril de 2016

NEM TUDO É O QUE PARECE




Somos bombardeados todos os dias por propagandas de alimentos que informam que as pesquisas e os médicos recomendam o consumo do produto, pois fará bem para a sua saúde! Será que este conselho é totalmente seguro?
As indústrias de alimentos utilizam alguns recursos para adicionar certa “credibilidade” à publicidade
de alimentos. O primeiro deles, estratégia recorrente, é o uso da imagem de “profissionais da saúde”
para enumerar os benefícios do consumo de determinados produtos.
O que ninguém revela ao consumidor é que, na maioria dos casos, se não em todos, trata-se de um ator, pois algumas categorias, como a dos médicos e dos nutricionistas, estão impedidas de participar de comerciais.
Igualmente comum é a alegação, baseada em “pesquisa” que determinado produto é benéfico para a saúde ou eficiente em sua proposta. Para confirmar, diversas empresas de fato agregam os resultados de estudos aos seus anúncios. O grande problema é o uso de considerações genéricas sobre pesquisas circunstanciais. “Os fabricantes apresentam resultados gerais como sendo frutos de uma análise abrangente. Entretanto, são estudos muito específicos, realizados com um grupo pequeno de pessoas, e de acordo com determinadas características”. No anúncio, porém, o entendimento que fica para o consumidor é que se trata de uma pesquisa válida para qualquer tipo de pessoa ou situação.
Estamos vivendo em uma época em que as pessoas acreditam mais na publicidade do que nos profissionais da saúde! Precisamos reverter isso.

Drª Mayra Montelato
Nutricionista
CRM3: 46911/P

Nenhum comentário:

Postar um comentário