A qualidade de vida é promovida por diversos fatores, e nenhum deles devem ser negligenciados pela família, pelos cuidadores e muito menos pelos próprios idosos.
Muitas doenças crônicas são fruto de maus hábitos. Uma dieta desequilibrada, com alto consumo de comidas industrializadas, gorduras e açúcares ao longo da vida podem acarretar no surgimento de problemas como colesterol alto e hipertensão. Podendo agravar ainda mais por hábitos como fumo, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo, a chance de desenvolver problemas como câncer e doenças cardíacas aumentam consideravelmente.
Uma boa dieta pode ajudar tanto a prevenir, quanto tratar diversas doenças. Alimentos integrais são fundamentais na prevenção de doenças crônicas. Por sua alta concentração de fibras, esses alimentos tem a capacidade de auxiliar na eliminação da gordura do organismo, acelerar e regular o sistema digestório e prevenir o surgimento de doenças do trato digestório como câncer de boca, faringe, laringe, estômago e reto, por exemplo.
Em alguns casos, a suplementação é fundamental, como por exemplo quadros nos quais a absorção de nutrientes é comprometida por dificuldade de absorção de alimentos ou até mesmo a sua deglutição. “Idosos com Alzheimer, Mal de Parkinson ou em tratamentos como câncer, precisam de suplementação para garantir o aporte de determinados nutrientes.
Estudos apontam que alguns micronutrientes oferecidos pela suplementação podem ser determinantes no tratamento do câncer, aumentando a imunidade do paciente e dando mais resistência ao organismo durante seu tratamento.
DICAS DE SAÚDE PARA A TERCEIRA IDADE:
- Ter um plano alimentar diversificado;
- Fazer refeições a cada 3 horas;
- Mastigar bem os alimentos;
- Controlar a ingestão de gorduras e utilizar óleos mais saudáveis como o azeite de oliva;
- Preparar pratos de fácil digestão, cortando alimentos em pedaços pequenos ou processados;
- Evitar alimentos e bebidas industrializadas;
- Reduzir o consumo de sal e açúcar;
- Hidratar-se bem;
- Controlar o peso e os níveis de colesterol;
- Praticar atividades físicas;
- Socializar, ter atividades agradáveis;
- Consultar-se regularmente com um geriatra.
Drª Mayra Montelato
Nutricionista
CRN3: 46911/P
Agende sua consulta: (13) 3471-1069/(13) 99177-7264
Nenhum comentário:
Postar um comentário